"Não existe corrente forte com elos fracos"

sábado, 28 de janeiro de 2012

COOMIGASP FAZ HOJE PRÉ-ASSEMBLÉIA EM TERESINA NO PIAUÍ

Publicado em 08/01/2021
Por Agasp Brasil
Hoje (domingo), o comando da Coomigasp encontra-se em Teresina, capital piauiense para realizar mais uma pré-assembléia que irá retirar do estatuto da cooperativa os 7% que ela tem direito sobre a produção do ouro de Serra pelada. Na mesma pré-assembléia será colocada sob a sua apreciação a criação de holding, empresa 100% dos garimpeiros sócios da Coomigasp para administrar e distribuir as ações que a cooperativa tem direito dentro da SPCDM.

Ontem, a pré-assembléia de São Luis aprovou todos os itens colocados em discussão. Os garimpeiros da região presentes, também aclamaram por unanimidade, a manutenção do delegado regional Gentil Jose para mais 4 anos de mandato. O consultor e administrador de empresa Lauro Andrade Assunção contratado pela Coomigasp para desenvolver um estudo de viabilidade da holding voltou a explicar aos garimpeiros presentes sobre a importância dessa empresa tanto para a cooperativa como para os associados.

A Serra Pelada Aurífera Sociedade Anônima, nome provisório dado a holding, passará a deter as ações que a Coomigasp possui na SPCDM. Já o capital da holding, também constituído de ações, uma parte ligeiramente maior ficará em nome da cooperativa, para que ela continue exercendo o seu papel de fiscalização e controle no empreendimento, e a outra parte será distribuída aos garimpeiros associados. Até a próxima quarta-feira, dia 11, cerca de 40 mil cartilhas serão distribuídas entre os garimpeiros. A cartilha explicativa levará mais informações detalhada e de fácil entendimento aos garimpeiros para que tirem as suas próprias conclusões antes de declarar o voto a favor da criação da empresa, cujo tema encontra-se na pauta da assembléia geral marcada para o dia 29 de janeiro em Curionópolis.


COOMIGASP, AGASP E SINGASP FECHAM EM TORNO DE LUCIA EM SANTA INÊS
O presidente da Coomigasp, Gesse Simão junto com os presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte e o presidente do Singasp, Raimundo Benigno, se se reuniram ontem em São Luis para definir posições em torno da eleição do próximo delegado regional de Santa Inês , cuja eleição ocorrerá no próximo dia 14 naquela cidade. O acordo entre a Agasp, Coomigasp e Singasp foi firmado em torno do nome da líder garimpeira Lucia Moura.

A decisão do comando sobre o apoio a Lucia se deu em face de Ze Maria, delegado interventor, não aceita-la na sua chapa, apesar dos apelos de todos os presidentes das entidades, incluindo o próprio Gesse, alem dos seus colegas delegados e representantes da região. O que era para ser chapa única, sem a necessidade da disputa, agora a eleição de Santa Inês será pelo voto na urna. Os representantes dos garimpeiros nos municípios da região ficaram decepcionados com o delegado interventor Ze Maria que perde cada vez mais o prestígio e o apoio dos garimpeiros na região.

Para o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, que participará no próximo sábado da pré-assembléia de Sant Inês, Lucia Moura representa a união das entidades. Foi o único nome indicado pelo Singasp e acolhida pelos presidentes de entidades pela sua histórica militância na causa garimpeira de Serra Pelada. Em março a Agasp Brasil estará direcionando 250 vagas para capacitação profissional na área da geologia e da mineração para os filhos e filhas de garimpeiros da região. Os cursos de capacitação profissional será fruto de um convenio a ser celebrado pela Agasp, Governo Federal e Governo Estadual. Lucia Moura será a principal coordenadora do curso e será auxiliada pelos representantes da região os quais serão remunerados pelas suas tarefas. Para falar com Lucia Moura : 98 81334128 (É TIM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário