Ao ministério Publico federal D.F
Exmo Srs. Promotores da justiça
Na qualidade de garimpeiro cooperativado de Nº 00248 e vice Presidente da Aprocase Associação dos Proprietários de cata de Serra Peladas venho respeitosamente fazer mais uma denuncia que considero gravíssima envolvendo os Garimpeiros de Serra Selada , COOMIGASP e a empresa Colossus empresa Canadense sua “parceira’’, depois de assistir uma matéria no Jornal da TV Record sobre Serra Pelada confesso que fiquei frustrado e indignado ao assistir a entrevista feita com um dos diretores da COOMIGASP, onde ele confessa publicamente, e escancaradamente, como é que foi feito para ser aprovada as assembléias em Serra Selada favorecendo a aprovação do mega contrato, a colossus na qual ela ficara com 75 % do ouro produzido e a Coomigasp com 25% o que me parece ser inconstitucional segundo a colossus são só “33 toneladas de ouro”existente La em Serra peladao que não concordamos e, defender interesses escusos,o diretor da COOMIGASP confessou ao vivo perante uma câmera de televisão da Record quem é que patrocinou vários ônibus ,comidas e hospedagem em Serra Pelada para milhares de garimpeiros vindos de toda região do Pará , Maranhão e região ele afirmou.e é sabido por todos garimpeiros
que é a empresa Colossus! isto e algo muito grave, ilegal, imoral, digno de ser tudo anulado. A COOMIGASP não tem a mínima condições ética moral, credibilidade, e de confiança, contumaz prestar conta aos seus 43.000 mil associados sobre a produção do ouro que a Colossus vier a produzir futuramente e fazer todos os repasses aos garimpeiros corretamente, é um mistério cercado de duvidas .
Nossa esperança estar no Ministério público Federal o fiscal do cidadão e tem o equilíbrio e poderes para colocar um basta nessa farra toda é muita covardia, contra milhares de cidadãos que estão entregue a sua própria sorte, afirmo e comprovo judicialmente, e a qualquer tempo que tudo isto que estou relatando, é arquitetado pela Agasp Brasil Associação Nacional dos garimpeiro de Serra Pelada , na pessoa do seu Presidente Toni Duarte, que não tem nada a ver com os donos de barrancos do garimpo ,onde procurava o ouro, é ate mesmo com os garimpeiros em geral ! ela nasceu em Brasília nos bastidores .foi criada recentemente com o propósito exclusivo de entrega o garimpo da forma que esta tentando, A ESTRATEGIA da Agasp: 1° plano foi, criar um blog e um super aparato e começar a auto promove-ser, depois criou varias filiais da Agasp em varias capitais e cidades dos Estados do Pará, Goiás, Maranhão, M.G , D.F etc...na pagina inicial da Agasp aparece como seus patrocinadores , Coomigasp colosus ,DNPM qual interesse ele melhor atende?. E pior
sempre usando na frente a forte influencia e prestigio do Ex Ministro das Minas e Energia Senador, Edison Lobão e do Lobão filho,e do Dep. Cleber Verde que é o autor do projeto de aposentadoria dos garimpeiros, e o super privilégio de ter sido assessor. deles O 2° plano foi plantar e regar na cabeça dos humildes garimpeiros que no máximo até o mês de agosto do ano passado sairia uma aposentadoria vitalícia de 3 treis salário mínimo para cada um dos garimpeiros de Serra .Pelada, e para os outros 1 milhão e quinhentos mil garimpeiros em todo Brasil, imagine se todos os garimpeiros caírem no conto seu projeto, ele emboçará de 06 a 07 milhães de reais, o preço para filiar na Agasp é 500 reais, parece um valor irrisório. ele concretizou um mega-contrato para colossus, cumprindo seu objetivo principal e ainda mais grave, á Agasp estar ajudando a empresa colossus esconder 117 toneladas de ouro dos garimpeiros, jamais a Coomigasp poderia aceitar isto,! é algo muito estranho, e suspeito .Estão desconsiderando totalmente a pesquisa feita pela CVRD em 1996 quando ainda era estatal e gastou 17 milhoes de dólares , onde ela afirma ter sem sombra de duvidas 150 tonelada de ouro e outros minérios valiosos Outro ponto que discordamos é a forma que a coomigasp pretende fazer a divisão dos 25 % para os 43.000 sócios que é em partes iguais .Defendemos que os donos de barrancos tenham uma reparação maior . Até por que os seus prejuísos foram maiores .Ex; DONOS DE BARRANCOS são os investidores , aproximadamente 10 mil ,OS MEIAS PRAÇAS aproximadamente 20 mil que trabalhava cativo com pequenas porcentagem e com todas despesas pagas pelos donos de barrancos ,alimentação ,remédio etc...e só recebia na produção do barranco ,de acordo com sua porcentagem, e os DIARISTAS, aproximadamente 12 mil que trabalhava sem vinculo algum com os donos de barrancos a não ser trabalha e no final do dia receber o dinheiro vivo discordo com sua produção.Outra boa parte dos sócios caíram de pára-quedas nessa historia o que querem fazer demonstra que tanto o presidente da coomigasp Gessé Simões e o presidente da Agasp nunca foram garimpeiro ,não tem barranco e tão pouco conhece Serra Pela .A Agasp não se contentando abril varias contas em bancos CEF etc...e estar filiando garimpeiro em todo o Brasil . Agasp ataca em varias frentes de faturamento .duvidosos ,durante 30 anos os humildes garimpeiros foram vitimas do famigerado Sebastião CURIÒ sendo usado como massa de manobra e lavagem cerebral tão grande, a ponto dos garimpeiro trabalharem contra si próprio ,e ainda ficarem batendo palmas ,não suportamos mais estamos velhos, cansados ,e psicologicamente derrotados , clamamos por justiça . não bastou mais de dois meses do fechamento de toda transação a empresa vem á publico dizer que encontrou um grande deposito de ouro e platina em Serra Pelada.demonstrando que a pesquisa anteriormente não passa de uma grande farça e criminosa, elevando ainda mais suas ações no mercado .
Exmo Srs. promotores de justiça, gostaríamos que o Sr. leia essas cartas em anexo, uma para o presidente da Colossus em. Belo Horizonte e outra á redação do jornal da Record em S.P, e fizesse uma analise de tudo que estou relatando,certamente ira contribuir muito,com os milhares de Garimpeiros, desde já , me coloco a disposição de S.r e prestar maiores esclarecimento., e apresentar a farta documentação que tenho em minhas mãos .
Atenciosamente .;
Macaé R.J - 26/ 06/ 2010
Carlos Cesar Cerqueira
Carloscesarccc.@gmail.com
Artigo da folha Online
Antigo dono de barranco em Serra Pelada, o deputado Giovanne Queiroz (PDT-PA) diz que recebeu denúncias de rivais de Toni Duarte e, embora não possa afirmar se há fundamento, pedirá ao ministro Carlos Luppi, do Trabalho, que reforce a fiscalização sobre a aplicação de recursos públicos nos programas de capacitação de filhos de garimpeiros. – É preciso investigar a denúncia. Ele pode estar usando influência – diz Queiroz.
O programa, uma parceria entre o Ministério das Minas e Energia e Petrobrás, renderia uma bolsa de R$ 300 por mês aos jovens selecionados. O site de Toni Duarte informa, no entanto, que os candidatos devem ser filiados à Agasp e terão acesso a carteira de associado, em PVC na cor ouro, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 15,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário