"Não existe corrente forte com elos fracos"

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Imprensa está do nosso lado !!!

A Redação do Jornal da Record

Meu nome e Carlos César Cerqueira atualmente residindo em Macaé R.J sou formado em técnico em hotelaria e técnico em mecânica
Primeiramente gostaria de parabenizar a TV Record pela forma de fazer jornalismo dias atrás assistir uma matéria sobre serra pelada .
Sou garimpeiro em serra pelada desde 1983 e sócio da coomigasp de n: 00248, ausentei de lá em 1995, tenho 06 barrancos Lá dentro fiz grandes investimentos nesses barrancos na época do auge do garimpo .
Em 1996 o presidente FHC cometeu umas das maiores injustiça contra os garimpeiros
Alem de vender a CVRD; incluiu a serra pelada no negocio, não respeitando nem a trapalhada que o Collor fez em 1992, decretou o tombamento histórico do garimpo ,depois de uma tentativa frustrada de colocar uma empresa de seus interesses lá dentro através do PC. FARIAS. Em 2002 o Compresso Nacional votou um decreto de lei sustando a trapalhada do Collor criou o Dec.; 207 do legislativo devolvendo o garimpo para os garimpeiros.
Pois bem senhores, imagine quantos prejuízos levamos nesse vai e vem, em 1997 criamos uma associação APROCASE associação dos proprietário de barrancos de serra pelada na qual, me orgulho ser o criador e vice presidente , entramos com uma ação no Rio de janeiro contra a CVRD questionando a permanência dela no garimpo e um pedindo de indenização,vejam outra injustiça cometia contra os garimpeiros depois de 06 anos de tramitação, foi indeferido o nosso pedido. Embora ter perdido a ação naquele momento , anos depois o congresso tirou ela lá de dento de Serra Pelada em 2002
Hoje estamos diante de uma das maiores injustiça e corrupção já vista nesse país
O golpe e novamente tomar garimpo dos donos;.Comandada pela Agasp Brasil cujo seu presidente é assessor e conterrâneo do ex ministro das Minas e Energia Edson Lobão pai, e do filho Lobinho, Toni Duarte é o marqueteiro, o plano foi eleger um presidente na COOMIGASP, que falasse a mesma língua, o Gessé Simões que nunca foi garimpeiro, para ter o controle e o poder de assinar o mega contrato com a Colossus envolvendo toneladas de ouro,isto é algo muito suspeito?
Em 1996 a CVRD guando ainda era estatal ela fez uma mega pesquisa em serra pelada, gastando 17 milhões de dólares na área dos 100 heq.Onde estão os nossos barrancos e o resultado foi que, tem sem sombra duvida 150 toneladas de ouro , dito por ela e divulgado pela revista veja,em junho de1996 e confirmado por escrito pelo ex- presidente da CVRD Sr Francisco Esketino; esta pesquisa é oficial não pode ser descartada e jogada no lixo.
Pois bem 2007 a empresa Colossus, já com os pés dentro de Serra Pelada, fez outra pesquisa ,que demorou 3 anos de espera e expectativas, feita no mesmo local , e só prestou conta para a COOMIGASP 33 toneladas de ouro, pior que isso é ela ficar com 75%do ouro e a Coomigasp com 25% .no nosso entendimento o total já pesquisado entre a CVRD e Colossus ultrapassa 183 toneladas no mínimo na mesma área pesquisada,caso contrário isso é querer subestimar a inteligência de muita gente, além disso me parece inconstitucional o fato dela ser uma empresa Canadense ficar com 75%. Sendo majoritária ,depois da tomada do garimpo viram que iriam ter problemas futuros com a justiça e deram outro golpe, transferiram os direitos minerais da COOMIGASP E CRIARAM OUTRA EMPRESA Serra Pelada Mineração tendo como gestor e presidente Dr. Heleno costa,diga-se de passagem prestou grandes serviços a CVRD ,isto é como colocar a raposa para tomar conta do galinheiro. Outro exemplo: uma empresa de comunicações estrangeira só podem ter no Maximo 30%de capital no País.Gostaria que todos os garimpeiros exigissem que a coomigasp esclareça verdadeiramente quanto é que cada garimpeiro vai receber de participação nessa parceria com a Colossus, para que eles façam uma analise e reflita se valeu a pena ou não essa parceria, ou se eles estão sendo mais uma vez enganados .na minha opinião como um dos donos do garimpo é a seguinte, uma parceria saudável e sem mácula seria 51% de todos os minérios encontrados para coomigasp e 49% para colossus , e não desta forma que esta ,os garimpeiros estão em último plano , se iludindo com o tal prêmio que a colosus dará em cada 1kg. de ouro extraído que custa no mercado 80.000 mil reais, eles receberão 1.000 reais de prêmio isto é 10% da produção,isso significa que os garimpeiros receberão 25% de 33 toneladas de ouro apena e o que for descoberto, daí por diante os garimpeiros só receberam 10 % ,um forma mais fácil de enrola e enganar os garimpeiros.Esse contrato é faccioso ,digno de boa parte dele ser retificado.ou até mesmo rescindido .Por má fé em alguns momento cheguei a acreditar na boa fé da Agasp Brasil mas confesso que fiquei decepcionado e frustrado com tantas maldade,cara-de-pau do seu presidente TONI DUARTE que nunca foi garimpeiro.e pior.
Apenas dois meses da confirmação de entrega do Alvará de funcionamento ,a colosus vem divulgar em toda mídia que descobriu coincidentemente um novo depósito de ouro em Serra Pelada.manipulando para cima suas ações no mercado. Outro ponto inaceitável e tem de ser bem discutido é a forma da divisão que a Coomigasp pretende fazer com todos os sócios cerca de 43.000mil é querer dividir os direitos dos 25% em partes iguais entre os Donos dos barrancos, investidor, Meia- Praça que são os sócios que trabalhava cativo com pequena porcentagem, e com todas as despesas pagas pelos donos de barrancos, até a produção dos barrancos e os Diaristas que trabalhavam sem vinculo algum com os barrancos ,a não ser trabalhar e no final do dia receber dinheiro vivo dos donos de barranco de acordo coma sua produção, Pior que isto é que esses 25% serão pagos ao longo de 08 anos .isto é um verdadeiro terrorismo psicológico estar forma de divisão me parece ser um plano eleitoral.
Nessa farra toda, a empresa Colossus está escondendo toneladas de ouro dos garimpeiros e conseqüentemente sonegando a união baseado na pesquisa da CVRD, o valor de bilhões de reais, quem ganhará como herança? São os seus acionistas no Canadá? . È algo muito suspeito...
Na verdade a forma que eles querem é que os garimpeiros não ficaram com nada-x-, só ficaram com lembranças, decepções, magoas e sentimento de incompetência .
Na qualidade de Vice presidente da APROCASE que representa 10.000 mil donos de barrancos do garimpo de Serra Pelada no estado do Pará ,me coloco a disposição da redação da rede Record para maiores informações e esclarecimentos,relacionado ao assunto de Serra Pelada , gostaríamos de poder contar com o apoio e carinho da Bandeirante por ser uma emissora líder de audiência e credibilidade. Esse assunto,com certeza interessará e muito aos Telesp equitadores formadores de opinião,.não só no Brasil, com no exterior .
Nós entendemos claramente que atualmente não há condições de garimpar manualmente em serra pelada devido os boicotes e diversos tipos de sabotagem do próprio governo Federal ao longo de 25 anos , a CEF deve para COOMIGASP aproximadamente 350 milhões de reis há 25 anos. Para a COOMIGAS.È dinheiro suficiente para que a COOMIGASP criasse uma empresa do mesmo porte da Colossus ou ainda melhor .
.não somos contra a mecanização, somos radicalmente contra é a forma que estão nos tratando.
Me faz lembrar um documentário que li sobre a África: O rei da Escócia no século XIX Leopoldo II, querendo invadir uma grande área de terra no centro do continente Africano, onde hoje é o Congo, usou os argumentos que iria civiliza os nativos da região, enviou uma grande expedição para região , só que o interesse maior eram as riquezas existente, principalmente a seringa que tinha com abundancia, o que ele mandou fazer, escravizou todos, prendeu todas mulheres e estipulou uma cota semanal para cada marido colher de seringa, aquele que não conseguia atingir a cota tinha sua mão direita amputada , só num dia foi encontrada 1.500 mãos que foram amputadas .Que total absurdo e covardia .
Desde já meu muito obrigado.

Carlos Cesar Cerqueira
Vice Presidente da Associação Dos Proprietário De cata De Serra Pelada (APROCASE)
CNPJ: 04.000.9120001.14 Curionópolis Pará - de 1999

Carloscesar.ccc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário