"Não existe corrente forte com elos fracos"

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A verdadeira História de Serra Pelada !!!

A noticia da descoberta do ouro em serra pelada ocorreu em 1980, os garimpeiros que chegaram na frente, marcaram seus pedaços de terras de 3x2 3x3 de tamanhos variados chamados de BARRANCO, os DONOS ou PROPIETARIOS desses barrancos que tinha condições financeiras para trabalhar nesses barrancos contratavam trabalhadores para trabalhar na DIÀRIA ,no final do dia pagava em dinheiro vivo para eles, em compensação esses trabalhadores não tinha qualquer vinculo na produção do barrancos chamados de DIARISTA.
Já aqueles donos de barrancos que não tinha grandes condições financeiras para trabalhar no seu barranco, era obrigado a conseguir pelo menos 10 trabalhadores, e combinava com eles a porcentagem que eles iriam ganhar para trabalhar até a produção do barrancos, estas porcentagens variava de acordo com a localidade do barranco era entre 2% a 5% dos 100% existente do barranco.chamados de MEIA PRAÇA.
De contra partida o dono do barranco arcava com todas as despesas ,de alimentações ,remédios ki chute etc..até a produção do dito barranco, eles recebiam em ouro de acordo com o seu o percentual .
O numero de garimpeiros cresceu tanto,cerca de [80.000 mil] a ponto do governo federal ter que intervir, e controlar, ficando exclusivo na compra do ouro.
Montou um infra estrutura Receita Federal , Caixa Econômica Federal , Cobal telefone, e a segurança feita pela a Policia Federal,.e o SNI,e o Sebastião Curió era interventor, o DNPM ficou na organização do garimpo na parte de medições e reconhecendo os proprietários desses barrancos, e na orientação da seguranças das barreiras existentes.de modo de não deixar acontecer acidentes.
Em 1984 surgiu a idéia de se criar uma cooperativa [ COOGAR]nesse caso saiu de sena o DNPM do controle do garimpo,o que para mim foi o maior erro! e aparti daí começou a decadência do garimpo, a COOGAR ficou no controle do garimpo,.passou a existir muitas corrupções e ainda instalou o crime organizado ETC...
Em 1988, a constituição Federal regulamentou no Ar; 174 a legalização da classe garimpeira em cooperativas ou associações
O que estar acontecendo hoje é que a coomigasp confiscou todos os barrancos como se nós donos desses barrancos, trabalhasse de empregado dela, procurando ouro ,como se procura objetos descartável nos lixões totalmente desordenado, estas atitudes da Coomigasp é ainda uma resma da insuportável e maldita ditadura militar que foi plantada em Serra Pelada no comando do CURIÒ, á repressão era tão grande a ponto de ser proibido a permanência de mulheres dentro de Serra Pelada esse modelo não aprovou e não funciona mais no Brasil
A Associação dos proprietários de barrancos de Serra Pelada APROCASE vem respeitosamente reivindicar que seja reconhecidos os nossos direitos de proprietários desses barrancos até porque comprovamos legalmente e em documentos, e não aceitamos da forma que a coomigasp entregou o garimpo de serra Pelada para empresa canadense COLOSSUS MINEIRALS ,dando de presente para ela 75% de todo ouro e outros minérios que for encontrado e ficando com o míseros 25% que sobra para ser divididos ainda em partes iguais entre 45.000 mil associados, outra grande preocupação da APROCASE é como será fiscalizado, prestado conta, e repassado os valores aos associado, se olharmos atentamente iremos perceber que existe um diferença muito grande entre todos os garimpeiros proprietários, meia praça, e diaristas
Existe milhares de sócio dentro da Coomigsp que ganharam esse suposto “direito” em troca de favores e para votar nas assembléias tudo que fossem de interesses da coomigasp e também nas campanha eleitoral do Curió,recentemente ele teve seu mandato de prefeito de Curionopolis cassado pela justiça eleitoral .Isto é uma vergonha nacional , precisamos posicionar contra essas manobra políticas de entregar os patrimônios dos brasileiros, para empresas principalmente empresas estrangeira, em troca de miséria de capital, como se nos não tivéssemos competência alguma, no passado os Americanos diziam que no Brasil não existia uma gota de petróleo si quer, e aconselhava o Brasil a explorar petróleo na Argentina, Chile etc. de menos no Brasil , no entanto, hoje somos alto suficiente e temos uma das maiores empresa de petróleo do mundo a PETROBRAS grassas o esforço e empenho de políticos autênticos com o saudoso Dr. Barbosa Lima Sobrinho e outros, porque, que isto não acontece com a mineração no Brasil? A função do selvagem capitalismo, principalmente o estrangeiro, é escravizar os outros países,principalmente os ricos como o Brasil, isto é afirmado nos estudos da sociologia e antropologia , o Brasil era para se destacar 50 anos mais desenvolvido. A CVRD é um bom exemplo de entrega de patrimônio estratégicos,para o capital estrangeiro e quem estar lucrando com tudo isto ?.todos os países que usaram, capital estrangeiro não foi aprovado ,o Japão foi único pais no mundo que não usou capital estrangeiro, olha o exemplo de organização.
De fato, no Brasil ainda existe vários políticos com ,o egoísmos tão grande, e sem limites, que insiste ainda em condenar a camada mais pobre, a ficar cada vez mais pobre, e dependente deles cada vez mais, é o que vem acontecendo em Serra Pelada e no Brasil de norte, a sul, durante muitos muitos anos, eles camuflam o tempo todo, só aparecendo na época da política infelizmente no Congresso Nacional existe bem poucos políticos, , com o quilates do saudoso Dr. Barbosa Lima Sobrinho e o professor, Florestan Fernandes , esses sim eram verdadeiros estadista, tinham seus mandatos e mente totalmente voltado para o bem da sociedade Brasileira .
Tenho minha vida com exemplo, sai de Serra Pelada em 1992 já com 2 filhos com uma mão na frente a outra atrás vim para minha terra natal e com muito esforço e dedicação voltei a estudar , fiz o EJA, médio e técnico em hotelaria e turismo, e técnico de mecânica , e faço também Direito na universidade Estácio de Sá R.J
Para mim, esta mais que provado que só através da educação e de barriga cheia que podemos formar uma nação forte, democrática e independente.é o que o capitalismo estrangeiro não admite de forma alguma.
Muito obrigado.

Um comentário:

  1. O Serviço de Financiamento Le_Meridian foi acima e além de suas necessidades para me ajudar com meu empréstimo, que eu usei para expandir meus negócios de farmácia. Eles eram amigáveis, profissionais e absolutos, para trabalhar. Email..lfdsloans @ lemeridianfds.com Ou lfdsloans@outlook.com.WhatsApp ... + 19893943740.

    ResponderExcluir