"Não existe corrente forte com elos fracos"

sábado, 17 de julho de 2010

APROCASE reage contra a pesquisa divulgada de 33 toneladas de ouro feita pela Colossus ,a CVRD afirma ter 150 ton.

Meu nome é Carlos Cesar Cerqueira garimpeiro de Serra Pelada matricula 00248 desde 1983. Sou técnico em mecânica e técnico em hotelaria e turismo e estudante de direito da universidade Estácio de Sá.
Venho respeitosamente manifestar-me na qualidade de idealizador e criador da Associação dos proprietários de cata de Serra Pelada (APROCASE) EM 1997 a respeito do relatório final das pesquisa feitas em Serra Pelada pela futura parceira da coomigasp, a Colosso, no qual foi publicado o teor de 51toneladas de ouro. Confesso que fiquei frustrado e indignado com esse resultado.
Pois bem, caro amigo, em 1996, a CVRD publicou através de uma revista de grande credibilidade e circulação no pais (veja) edição 31 junho de 1996 com o título: “O buraco é mais embaixo”. Helicópteros sensores e redares e uma trama de satélites completa uma intrigada parafernália que a CVRD pôs a seu serviço para desvendar o segredo da anunciada mina de 150 toneladas de ouro em Serra Pelada. Os estudos estão trancados a sete chaves e custaram 17 milhões de dólares, o ouro é de excelente teor 8 gramas por toneladas, está lá, não há sombra de dúvida, são afirmações do engenheiro de mina Thales Montauvane e Luiz Carlos Nepomuceno gerente geral do projeto Carajás ...a reserva de serra pelada poderá ter mais de 600 toneladas de ouro , confrontando com que disse o presidente da cvrd ele, aponta ter em Carajás 80 ton au e jornal o globo publica outro valor 300 ton au.e o equivalente em cobre avalida em 3 bilhões e 600 milhões de reais Eu aprendi que as palavras voam, e vele o que estar escrito.
Nessa mesma matéria, a CVRD mostra em 3D como vai ser extraído o ouro.
Quando o amigo engajou na luta garimpeira em 1998 talvez ainda não tivesse conhecimento desses acontecimentos. Na época que os garimpeiros estavam aí em Brasília buscando apoio do Congresso Nacional querendo a mina de volta.
Em um momento muito importante e oportuno, o Congresso Nacional que é representante da sociedade, fez indagações através do requerimento 39/96 sobre as pesquisas da cvrd de ouro no Estado do Pará. O requerimento foi respondido pelo diretor presidente da CVRD Sr. Francisco José Schetino, afirmando por escrito que em Serra Pelada há 150 toneladas em prospecção. pode ser mais e no Igarapé Bahia em Carajás 80 toneladas. Coincidentemente o jornal O Globo (o maior do pais publicou que esta mesma reserva tem 300 toneladas de ouro e o mesmo de cobre, estimada em 3,6 bilhões de dólares, coincidentemente o mesmo valor de venda da CVRD.
Ora, a bem da verdade não precisa de ser um intelectual para interpretar essa manobra,se na época dessa pesquisas a CVRD era do governo federal , o resultado dessa pesquisa com certeza existe e merece credito .outro ponto que tem que ser bem debatido por que o resultado da pesquisas feita pela COLOSSUS deu uma diferença tão grande pra menos , cerca de 80% ?será que as sondas da COLOSSUS são arcaicas em favor da COLOSSUS?será que o senhor heleno não tem conhecimento dessas pesquisas feitas pela VALE ?será que a COLOSSUS não vai usar o mesmo projeto da mina subterrânea da CVRD ?
Caro amigo ainda vou mais além,será que o presidente da COOMIGASP Sr. Jesse´Simões não tem conhecimento dessa matéria da VEJA em relação a esta perquisa feita pela CVRD ?, o que a associação dos proprietários de barranco e eu particularmente não vamos aceitar esse jogo de manipulação, isso é vergonhoso e criminoso, precisamos separar o joio do trigo,consultando uma bancada de advogados e professores renomados no país a respeito desse assunto ,eles ficaram sensibilizados , comovidos e solidário ao meu questionamento .
Gostaria de propor a Agasp Brasil que foi criada com o propósito exclusivo de defender os interesses dos garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil a nos apoiar. Estou enviando-lhe cópia desses documentos que entendo ser de grande importância para embargarmos toda a transação que venha prejudicar os donos de barranco e principalmente os garimpeiros, eu até o momento só acompanhei tudo que o senhor publicou no seu blog ,porém posso afirmar que a AGASP Brasil contribuiu muito pelas vias políticas ,o que eu não posso concordar é que dos 25% dividos para 43.000 garimpeiros, dará menos de 150gramasde ouro para cada garimpeiro.depois de 30 anos de batalha do que e para quem o garimpeiro tem que ficar batendo palmas ?gostaria que o sr fosse claro nessa explicação e publicasse no seu blog, por que a AGASP realmente é uma formadora de opniões.
Para mim seria honroso receber um retorno e saber que podemos contar com a AGASP BRASIL.

Meu muito obrigado.

carloscesarccc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário